apt-get
Como já sabemos existem várias distribuições no mundo Linux, umas bem parecidas e outras completamente diferentes. Na maneira de armazenar os arquivos, de gerenciar os pacotes para download.
O Debian GNU/Linux e seus derivados possuem um conjunto de ferramentas para facilitar a vida do usuário, na hora de construir, instalar e gerenciar pacotes binários.
Em grande parte das vezes ao ver uma extensão .deb, pode-se ter certeza de que se trata de um pacote Debian. Dentre as ferramentas Debian (apt,aptitude,dpkg,dpkg-deb,dselect e synaptic) vou falar um pouco sobre o apt-get por ser a mais usada.
O arquivo /etc/apt/source.lst contém todas as fontes que o apt utilizará para localizar informações sobre o pacote. Neste arquivo poderemos alterar, incluir ou excluir os repositórios nos quais o apt irá buscar os pacotes.
O apt-get é uma simples interface de linha de comando para obter e instalar pacotes. Os comandos mais utilizados frequentemente são o update e install.
Exemplo de utilização do comando apt-get:
apt-get [opções] comando [pacote...]
Uma ferramenta de linha de comando para manipular pacotes. Serve também como uma back-end para outras ferramentas do APT, como dselect, synaptic e aptitude.
Exemplo de comando de atualização do sistema que pode ser utilizado todos os dias:
apt-get update && apt-get upgrade
comandos:
autoclean
Igual ao clean, mas remove apenas os arquivos que não podem mais ter o download feito.
build-dep
Instala ou remove pacotes para satisfazer as dependências de construção de um pacote-fonte.
clean
limpa o repositório local de arquivos de pacote recuperados. É útil para liberar espaço no disco.
check
Atualiza a cache de pacotes e verifica a existência de pacotes danificados.
dist-upgrade
Igual a upgrade, mas também manipula dependências de forma inteligente.
dselect-upgrade
Usada com dselect. Rastreia as alterações feitas por dselect no campo Status dos pacotes disponíveis e executa as ações necessárias para atingir esse estado.
install
Instala um ou mais pacotes. Especifique o nome do pacote e não o nome de arquivo completo. Os outros pacotes exigidos também são recuperados e instalados. Com um hífen anexado ao nome do pacote, o pacote é removido, caso já esteja instalado. Selecione uma versão para instalar, anexando um sinal de igualdade e a versão.
remove
Remove um ou mais pacotes. Especifique o nome do pacote e não o nome de arquivo completo. Com um sinal de adição anexado ao nome, o pacote é instalado.
source
Localiza pacotes-fonte e faz o download deles no diretório corrente. Se for especificada com –compile, os pacotes-fonte serão compilados em pacotes binários. Com –download only, os pacotes-fonte não são desempacotados. Selecione uma versão específica, anexando um sinal de igualdade e a versão.
update
Sincroniza novamente os arquivos de visão geral de pacotes, a partir de suas fontes. Isso deve ser feito antes de se usar upgrade ou dist-upgrade.
upgrade
Instala as versões mais recentes de todos os pacotes correntemente instalados no sistema. Execute update primeiro.
apt-cdrom
add
Adiciona um Cdrom
ident
Reporta a identificação de um CD-ROM
apt-cache
search
Busca uma expressão regular na lista de pacotes
show
Mostra um registro legível sobre um pacote
Nenhum comentário:
Postar um comentário