quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Montando partições

.


Recentemente instalei o Xubuntu em um HD de 40 GB SCSI, que tenho junto com um SATA de 500 GB, neste instalado o Kubuntu.
O Kubuntu já estava todo configurado reconhecendo todas as partições do HD. O que o diferenciava do Xubuntu.
No Xubuntu eu nem via o HD sata, não tinha acesso ao comando blkid. Então minha alternativa foi voltar ao Kubuntu e executar os comandos:
$ blkid
$ls -lah /dev/disk/by-uuid
Para pegar as informações necessárias (UUID, partições montadas e sistema de arquivos)
Eu precisava montar duas partições do HD de 500 GB, no Xubuntu e eu precisava vê-las através do sistema do ratão. Então com os comandos, mostrados acima, eu obtive o seguinte resultado:





Veja que o blkid já é suficiente, mas já houve situações em que ele não mostrou todas as partições.

De posse desses resultados o próximo passo é editar o arquivo /etc/fstab, lembre-se tem que ser root para fazê-lo.





Como eu havia falado quero montar as duas partições “part” e “part2“. Com uma breve olhada na imagem percebe-se que elas encontram-se nas duas últimas linhas.
Vamos agora colocar mãos na massa.
Na primeira parte da penúltima linha nós vemos a UUID da partição “part” ela é uma espécie de impressão digital da partição. Ela foi obtida com os comandos acima digitados.
Na próxima parte é editado o ponto de montagem. No Kubuntu ela está montada em
/media/part.
Vamos agora para sistema de arquivos, neste caso eu estou usando, não me pergunte porque, NTFS.
Na quarta parte da linha vamos deixar com defaults mesmo. Este artigo não tem o propósito de explicar o que é fstab. Com certeza em uma próxima ocasião.
Na última linha escreva dois zeros. (0 0).

Proceda da mesma forma na outra linha para a partição “part2“.

Feito isso vamos criar os diretórios no /media.
Digite no terminal:
$sudo mkdir part part2
Depois disso execute o comando mount.
$sudo mount -a

Feito dessa forma suas partições do outro HD devem estar montadas neste com o novo sistema.
Espero que seja útil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário