sábado, 26 de dezembro de 2009

SWAP

As partições são divisões feitas no HD, que possibilitam com essa divisão instalar mais de um Sistema Operacional (SO), quando queremos uma partição para armazenar arquivos pessoais que não devam ser perdidos com futuras formatações do HD. Por exemplo você cria uma partição /home/Backup apenas para guardar seus arquivos mais importantes. Assim dividimos o HD e podemos usufruir de tudo isso. Quando vamos instalar o Linux convém particioná-lo em no mínimo três partições:
/boot
swap
/
Aqui vou falar um pouco sobre a necessidade de uma partição SWAP.
Ao particionarmos um disco rígido durante a instalação do Linux é preciso deixar um espaço para a partição SWAP. A partição SWAP funciona com um background da memória RAM. Isso significa que se você tem uma quantidade x de memória e o computador precisar de uma quantidade x+1, vai faltar memória e o sistema vai travar, mas com uma partição para memória SWAP, ao ultrapassar todo o limite físico da sua memória RAM o sistema vai buscar o que for preciso na partição SWAP. Uma grande deficiência pode ser notada, já que essa partição é um pedaço do HD e não uma memória propriamente dita, fica claro que esta não terá o mesmo desempenho de uma memória de fato, serve apenas como auxílio em caso de uso total da sua memória. Ao abrir diversos programas você não usará todos ao mesmo tempo, os programas que estiverem abertos, mas não tiverem em uso serão transferidos para a partição SWAP.
Tudo vai depender da quantidade de memória RAM que você tiver no seu computador, mas é aconselhável criar uma partição SWAP com o dobro da sua memória RAM, mas pense bem:
Se você tem 2GB de RAM, não vai ser preciso 4GB de SWAP, é aconselhável em casos de pobres coitados que possuem 128MB de RAM, 256MB. O que felizmente está se tornando bem difícil hoje em dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário