sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

GNU/Linux


O GNU/Linux, também conhecido apenas como Linux. Assim como o Unix, SunOS, Windows, MacOs, FreeBSD, é um sistema operacional (SO), ou seja um programa que faz o computador funcionar para algo. Sem SO um computador não passa de um monte de silício sem função alguma. Com ele você pode gerenciar suas fotos, vídeos, documentos, enfim tudo que se pode fazer em um computador se faz usando softwares que estão instalados em SO. No Linux o Kernel (base do SO) mais o conjunto de ferramentas GNU compõem o SO.
Existem muitas versões do Linux no mercado, todas têm características que as tornam diferentes entre si, mas estas versões são compatíveis pois utilizam o mesmo kernel.
O Kernel é o responsável por dar suporte aos mais diferentes periféricos: placas de rede, som, e o que mais você tiver espetado no micro. Uma nova versão sempre traz suporte a muita coisa nova, o que faz diferença principalmente para quem pretende trocar de PC. É por isso que o lançamento de uma atualização importante é sempre muito comemorado.
Mas, apesar de toda a sua importância, o grande objetivo dos desenvolvedores é que o Kernel seja invisível. Ele deve simplesmente fazer seu trabalho sem que você precise se preocupar com ele. Você só se dá conta que o Kernel existe quando algo não funciona, então quanto menos você notá-lo melhor, sinal de que as coisas estão funcionando bem.
O Linux foi criado em 1991 por um estudante finlandês, chamado Linus Torvalds. (Daí vem o nome Linux que é uma composição de Linu-Linus e x-Unix). Ele é um sistema de código fonte aberto, isso significa que você não precisa pagar nada para usá-lo e modificá-lo a sua maneira. Apesar de haver algumas pessoas que cobram uma pequena taxa apenas para manter a distribuição. É importante não confundir software livre com software grátis. Software livre é o software que tem seu código aberto para todos.
Não é crime fazer cópias, geralmente estas são até encorajadas para uma melhor distribuição do software. O Linux é um sistema leve. Não vou falar aqui que você só precisa de um processador 386, 2MB de RAM e 100MB de disco, porque com isso você só vai conseguir usar o modo texto e em dias atuais isso se tornou praticamente improvável. Uma das grandes vantagens do software livre é o fato de ser aberto, isso possibilita uma infinidades de pessoas com acesso aos fontes desse software, várias pessoas ao redor do mundo com a possibilidade de fazer correções e melhoramentos necessários. Tornando assim um software, atualizado, compatível com o que as pessoas procuram e principalmente sem um dono, já que todos são donos. Seu código fonte é liberado graças a licença GPL, isso quer dizer que ninguém pode fechar o código do Linux e tomá-lo para si, tornando-o comercial.

Dentre as várias características do Linux. vou citar algumas que julgo mais importantes:
-O Linux convive sem nenhum problema com outros SO no mesmo computador;
-Multitarefa e multiusuário;
-suporte a nomes extensos de arquivos;
-O LINUX NÃO SOFRE COM INFESTAÇÕES VIRAIS. Graças a uma política de restrições de acessos ao sistema de arquivos o Linux é sistema muito seguro;
-suporte a mais de 63 terminais virtuais;
-os sistemas de arquivos são organizados de forma inteligente evitando assim as conhecidas fragmentações de outros SO proprietários;
-suporte a diversos periféricos no mercado tanto os mais novos como os obsoletos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário