terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Estrutura de diretórios

Estrutura de diretórios

É importante que se conheça a utilização dos diretórios do Linux para podermos administrar nossos sistemas de forma correta. A instalação de arquivos ou programas em locais diferentes do padrão pode resultar em funcionamento incorreto ou não funcionamento do seu sistema.
A estrutura dos sistemas de arquivos UNIX prevê um agrupamento de acordo com o propósito. Os comandos ficam em local /bin , enquanto os arquivos de configuração ficam em outro /etc enquanto os dados pessoais ficam em /home.
O sistema de arquivos raiz / deve geralmente ser pequeno, pois ele contém somente os arquivos fundamentais para a inicialização e funcionamento do sistema. Esse sistema sendo pequeno e pouco modificado tem a uma chance maior de não ter problemas.
No diretório / (raiz) via de regra só contém diretórios, mas em algumas distros pode haver a imagem de inicialização do sistema chamada vmlinuz. (Isso mesmo com z).
Além deste teremos, variando ainda de distro para distro, os seguintes diretórios:

/bin
Comandos necessários durante a inicialização do sistema que podem ser usados pelos usuários (root ou não)
Ex:
cat, chmod, cut, date, ls, gunzip, gzip, tar, hostname, netstat, ping, além de outros.

/boot
Aqui ficam os arquivos destinados à inicialização do computador, o kernel (vmlinuz) e módulos (initrd) necessários à carga da máquina. Em geral este diretório é alocado em uma partição exclusiva para este fim com tamanho variando em 32 e 100MB.

/dev
Todos os dispositivos de hardware instalados no seu computador precisam de arquivos especiais que mapeiam a sua existência neste diretório.
-, hda, video0, cdrom, dvd...


/etc
Todas as configurações utilizadas pelo seu equipamento e seus serviços normalmente são armazenas neste diretório.
Arquivos importantes:
fstab
/apt/sources.list
e outros.

/home
Neste diretório ficam armazenadas as “tralhas” dos usuários. Devem ser criados diretórios para cada usuário que terá o mesmo nome de seu login. Uma boa prática é separar esta partição, para em futuras formatações seus dados ficarem salvos.

/lib

Bibliotecas dinâmicas compartilhadas, necessárias ao funcionamento básico de quase todas as aplicações Linux, além dos módulos do kernel.

/mnt
Utilizada para acessar mídias externas como cd's, dvd's, pendrives. Em algumas distribuições como as Debian-like este diretório poderá ser /media.

/opt

Este arquivo armazena programas de terceiros e que normalmente não fazem parte das distribuições Linux, ex:
Google Chrome, talkplugin

/proc

Diretório utilizado para acessar o sistema de arquivos virtual com informações do estado de processamento de sua máquina. Os arquivos aqui não estão fisicamente em seu hd, mas sim em áreas protegidas da memória, sendo alguns destes arquivos podem ser alterados de forma a modificar o funcionamento de seu sistema Linux.
Ex:
cpuinfo: traz informações sobre o processador;
meminfo: informações da sua memória RAM.
ioports: identificação das portas io em uso no seu equipamento.

/root

Diretório pessoal do root. Assim como o /etc não deve ser colocado em partição separada.


/sbin
Arquivos executáveis destinados à inicialização do equipamento bem como para administração, acrescentando funcionamento aos aplicativos existentes em /bin.
ifconfig: configuração das interfaces de redes;
shutdown: desligamento do sistema;
route: definição de rotas:

/sys
Assim como /proc é um diretório virtual que tende a substitui-lo provendo novos recursos e funcionalidades.

/tmp
Arquivos temporários criados por aplicativos iniciados por qualquer usuário ou por serviços disponíveis no equipamento. Normalmente este arquivos são removidos automaticamente ao término da aplicação porém, caso algum arquivo não seja removido, apenas o usuário criados ou root poderão fazê-lo.
Ex. Imagem de gravação de mídia feitas com o K3b.

/usr
Estrutura secundária de diretórios replicando toda a estrutura original. Inicialmente foi utilizada como local de instalação para programas que não faziam parte da distribuição original. A intenção para a sua criação é que qualquer novo aplicativo ou serviço que seja instalado não cause conflito com os recursos existentes, podendo ser facilmente removidos sem afetar a estrutura original.

/var
Dados variáveis resultantes de aplicativos em uso como cache de instalação de programas ou de acesso à internet, arquivos de controle de processos em memória como em /var/run/pid

Nenhum comentário:

Postar um comentário