sábado, 16 de janeiro de 2010

Criar uma .iso através de linha de comando

Os softwares evoluem segundo a segundo, sempre vem um que deixar você pensando: Onde será que esse povo vai parar?
O que dá na cabeça de uma pessoa, atualmente, querer trabalhar com linha de comando? Masoquismo? Não! Rapidez, eficiência, conhecimento, domínio sobre seu hardware, tudo isso me faz passar horas lendo comandos, testando comandos. Para ser sincero estou achando que vale a pena.
Tenho certeza de que você vai achar bem mais rápido fazer isso por linha de comando.

Você vai precisar do comando mkisofs:
Não sei se alguém faz isso, mas para eu não esquecer esse comando eu fiz uma associação com o seu nome, desmembrando o nome para ficar mais fácil guardar na cabeça, afinal é comando que não acaba mais. :)
Sei que você gosta de usar o K3b ou outro programa gráfico, mas mesmo assim quer aprender a fazer as tarefas por linha de comando isso aqui pode ajudá-lo.
Vamos lá mãos à obra:

Desmembrando o comando:
mkisofs:
mk- vem de make, fazer, construir algo;
iso- o formato do sistema de arquivos para cd iso9660;
fs- file system.

Obs: Isso foi uma alternativa pessoal para fixar o comando, talvez você não precise disso, pois bem agora sim:

A sintaxe do comando é a seguinte:

$ mkisofs [opções] nome.iso /origem

$ - usuário comum pode executar o comando;

mkisofs - comando que cria a imagem;

opções - atributos que você passa ao comando para completar as deficiências e torná-lo mais próximo do que você realmente quer mesmo.
Vou mostrar duas opções:
-r compatibiliza a imagem com outros sistemas operacionais, para você não correr o risco de que seu cd não seja lido na "Janela".
-o diz qual nome do arquivo iso será criado.

nome.iso - é o nome que VOCÊ vai dar para sua imagem iso, importante aqui é não esquecer da extensão .iso.

/origem - é o local de onde virão os arquivos para criar a imagem.

Por exemplo:

Eu tenho uma pasta chamada Backup dentro do meu diretório /home

Para gravar uma .iso dela eu faria assim:

mkisofs -r -o salvar.iso /home/osiel/Backup

Para mais informações consulte o manual do comando.
man mkisofs

Nenhum comentário:

Postar um comentário